Caracterização do leite de um rebanho mestiço Holandês/Zebu
- Alan Frederick Wolfschoon Pombo
- 31 de jan. de 1978
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de mar.
Sinopse
Os teores médios de gordura, proteína e lactose do leite proveniente de 20 vacas mestiças Holandês/Zebu foram determinados nos meses de março-abril. Os resultados de 130 amostras compostas forneceram os seguintes valores: gordura 4,40+0,13%; proteína 3,11+0,21% e lactose 4,95+0,08%. O presente trabalho apresenta dados preliminares sobre a composição química do leite de vacas mestiças Holandês/Zebu, parte de um trabalho de caracterização a longo prazo.
Introdução
A composição do leite é influenciada por muitos fatores, como a raça, o estágio de lactação, a estação do ano, a idade e a alimentação entre outros. Uma discussão sobre estes fatores foi realizada recentemente por Carvalho. Devido à sua importância econômica, a gordura do leite e os fatores que influenciam sua produção têm sido muito estudados. Outros componentes, como a proteína e a lactose, só recentemente têm recebido maior atenção.
Como parte inicial de um estudo sobre a composição do leite de um rebanho mestiço Holandês/Zebu, se apresentam, neste trabalho, os primeiros resultados sobre a composição em gordura, proteína e lactose.
Não há referências na parte copiada.
[12] POMBO, A. F. W.; CARVALHO, I. C. de. Caracterização do leite de um rebanho mestiço Holandês/Zebu. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, p. 19-20, janeiro-fevereiro de 1978.